Apesar de ser uma das melhores épocas do ano para se exercitar ao ar livre, o calor e a força do sol exigem alguns cuidados adicionais
Existem poucas coisas mais gostosas do que aproveitar uma boa corrida, um jogo de vôlei ou futebol em um ensolarado dia de verão, não é mesmo?
Seja na praia ou dentro da cidade, o verão, que começa no dia 21 de dezembro e termina em 20 de março, traz consigo também o excesso de calor que pode gerar alterações como a insolação, desidratação e doenças de pele e do coração. A diversão deve ser feita com responsabilidade nesta estação do ano!
Segundo artigo da Escola de Medicina Harvard (HMS), as altas temperaturas são particularmente difíceis para as pessoas com insuficiência cardíaca. E pessoas saudáveis e praticantes de exercícios físicos constantes também não estão livres de sofrer com as ondas quentes! Mas como parar de se exercitar nunca é a solução, o que podemos fazer para evitar os problemas advindos do calor?
A importância dos cuidados nos dias de muito sol e calor
O calor é necessário para o controle e o bom funcionamento do corpo, porém os esportistas devem ficar alertas em relação aos dias de calor extremo (normalmente sinalizados pela defesa meteorológica), pois podem trazer problemas de saúde, como sudorese, câimbras, fadiga e fraqueza.
Tudo isso pode dificultar a regulação da temperatura corporal e levar à desidratação, causando diversos riscos para o bom funcionamento do organismo, ainda mais no Brasil e em cidades como Itajaí e região, onde as temperaturas nessa época podem chegar aos 40 graus.
Confira algumas dicas da Só Esporte para que seu treino ou diversão sejam feitos sem nenhum problema.
Proteção
O primeiro passo, e mais básico, é se proteger da incidência direta do sol, utilizando óculos, protetor solar e bonés. No momento do treinamento, os músculos podem produzir 50 vezes mais calor do que todo o restante dos órgãos juntos. Esse aumento de temperatura interna é liberada por meio do suor, funcionando como um processo de resfriamento do organismo.
Quanto maior a temperatura, maiores os riscos e a quantidade de calor produzido. Isso pode gerar desidratação, tontura, vômitos, entre outras situações que prejudicam o ritmo das atividades. Por isso, o indicado é que o esportista sempre escolha os horários em que o sol é mais ameno, como as primeiras horas da manhã e o fim de tarde independente se exposto diretamente ao sol, como na praia, ou no interior da cidade.
Hidratação
Atenção! O corpo deve estar sempre bem hidratado ao se realizar qualquer tipo de atividade física, mesmo que elas sejam feitas dentro de um espaço protegido do sol. A desidratação ocasiona diversos problemas de saúde, podendo levar à perda de nutrientes e minerais vitais para o equilíbrio do organismo.
A água é um componente essencial para todo o corpo, ajudando a eliminar toxinas e a regular a temperatura corporal. Dessa maneira, a recomendação é consumir o dobro de líquidos no período do verão, pois assim você manterá o equilíbrio e a hidratação correta do corpo.
Roupas
Hoje existe uma variedade especial de roupas que podem ajudar nas altas temperaturas do verão. Peças leves, produzidas com tecidos especiais, permitem que o corpo transpire e se resfrie de maneira adequada. A carga térmica precisa ser liberada para que a temperatura corporal não se eleve e faça com que o praticante interrompa a atividade física.
As roupas servem como uma segunda pele no momento dos exercícios. Por isso, os tecidos devem favorecer a evaporação e a perda de calor ocorrida pela transpiração. Hoje, já são produzidas peças que proporcionam maior conforto e segurança para as práticas, inclusive para quem realiza esportes ou treinamentos de alto rendimento e até mesmo com proteção UV.
Alimentação
No verão, o organismo pode levar mais tempo para realizar a digestão dos alimentos, o que acaba prejudicando o ritmo dos treinos. Assim, o ideal é sempre escolher comidas leves e refrescantes que auxiliam o processo digestivo e a execução das atividades físicas.
Antes do treino, por exemplo, procure consumir frutas e saladas ricas em vitaminas e minerais. Além de manter a saúde em dia, os alimentos mais leves garantem mais energia para iniciar os treinos diários.
Tipos de Exercício
É fundamental escolher modalidades de atividades que sejam adequadas ao seu objetivo e estilo de vida. No verão, a escolha do exercício influencia diretamente o seu rendimento e resultados, independentemente se você deseja perder peso, ganhar massa magra ou manter o condicionamento físico em dia.
Antes de iniciar o seu “Projeto Verão”, e uma rotina de treinamento, procure observar se o seu corpo tem mais aptidão para atividades aeróbicas, de musculação ou, simplesmente, modalidades mais leves, como as caminhadas. Existem diversas opções interessantes e que agradam os mais diferentes tipos de perfis, principalmente nessa época do ano.
Prevenção
Também é muito importante, antes mesmo de começar os treinos, fazer uma avaliação física com um profissional capacitado para ter mais segurança e garantir melhor resultado nos exercícios. Isso porque apenas uma avaliação médica é capaz de identificar o estado real da sua saúde.
A indicação é manter os exames em dia para entender se você pode ou não treinar ao ar livre no período do verão. As avaliações, acompanhadas de um profissional de nutrição, ainda podem indicar as melhores atividades e os alimentos ideais e específicos para melhorar o seu condicionamento físico.
Não é difícil aproveitar ao máximo essa estação maravilhosa do ano! Seguindo os devidos cuidados, conhecendo seus próprios limites e mantendo a saúde em dia, você poderá continuar a sua rotina e realizar exercícios físicos no verão tranquilamente.
Mantenha uma alimentação balanceada, esteja sempre hidratado (controlando a ingestão de álcool), abuse do protetor solar e procure as peças de vestuário certas para unir estilo e conforto aqui na Só Esporte!